Revista de Administração Revista de Administração
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rausp.2017.05.011
Entrepreneurship
Are small business owners entrepreneurs? Exploring small business manager behavioral profiles in the São Paulo Metropolitan region
¿Son emprendedores los microempresarios? Explorando perfiles comportamentales de gestores de pequeñas empresas en la región metropolitana de São Paulo
Microempresários são empreendedores? Explorando perfis comportamentais de gestores de pequenas empresas na região metropolitana de São Paulo
Roberto Coda, , Patrícia Viveiros de Castro Krakauer, Davi de França Berne
Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP), São Paulo, SP, Brazil
Recebido 14 Setembro 2016, Aceitaram 15 Maio 2017
Abstract

This article presents the results of an exploratory study to identify behavioral styles of professionals performing managing functions in micro and small enterprises. The M.A.R.E. Diagnosis was used to analyze motivational orientation adapted to the context of Brazilian organizations. This quantitative research included 407 managers of small enterprises in the western metropolitan region of São Paulo City (SP). A comparative analysis was conducted of a sample of micro and small business owners and the results of a Brazilian sample collected in previous studies. The results showed that these managers are significantly more focused on Entrepreneurial and Analytical orientations. They are predominantly Producers, Competitors, Achievers, Facilitators, Monitors and Regulators, indicating that the behavioral development of small enterprise managers is associated with their efforts to focus on resources, concerns over improving planning and organization standards in their organizations, and on becoming aware of and implementing much needed innovation.

Resumo

Na pesquisa aqui relatada buscou-se identificar os estilos comportamentais dos profissionais que exercem funções de comando junto a micro e pequenas empresas. Utilizou-se o diagnóstico M.A.R.E que analisa orientações motivacionais adaptadas para o contexto de organizações brasileiras. Trata-se de uma pesquisa quantitativa envolvendo 407 gestores de microempresas da região metropolitana oeste da cidade de São Paulo (SP). Foi realizada uma análise comparativa da amostra de micro e pequenos empresários com os resultados da amostra brasileira coletada em estudos anteriores. A análise dos resultados apontou que os microempresários estão significativamente mais voltados para as orientações Empreendedora e Analítica, sendo predominantemente pertencentes aos perfis Produtor, Competidor, Realizador, Facilitador, Monitor e Regulador, indicando que o esforço do desenvolvimento comportamental de microempresários acha-se atrelado a um maior foco no mercado e na garantia de recursos, melhoria dos padrões de planejamento e organização de suas empresas, além de se conscientizarem a respeito da imperativa necessidade de inovar.

Resumen

El artículo presenta los resultados de una investigación exploratoria que tuvo como objetivo identificar los estilos comportamentales de los profesionales que ejercen funciones de comando junto a las micro y pequeñas empresas. Se usó como diagnóstico M.A.R.E, que analiza orientaciones motivacionales adaptadas para el contexto de las organizaciones brasileñas. Se trata de un estudio cuantitativo envolviendo 407 gestores de microempresas de la región metropolitana oeste de la ciudad de São Paulo (SP). Se hizo un análisis comparativo de esta amuestra con los resultados de la amuestra brasileña colectada en estudios anteriores. El análisis de los resultados apuntó que los microempresarios están mucho más inclinados hacia las orientaciones Emprendedoras y Analíticas, y que pertenecen predominantemente a los perfiles Productor, Competidor, Realizador, Facilitador, Monitor y Regulador, indicando que el esfuerzo del desarrollo comportamental de los microempresarios está mucho más centrado en el mercado y en la garantía de recursos, mejoría de los patrones de planeamiento y organización de sus empresas, y también, de tomar conciencia con respecto a la imperativa necesidad de innovar.

Keywords
Leadership styles, Small businesses, Entrepreneurship
Palavras-chave
Perfis comportamentais, Micro e pequenas empresas, Empreendedorismo
Palabras clave
Perfiles comportamentales, Micro y pequeñas empresas, Espíritu empresarial
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rausp.2017.05.011
Política de cookies
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aquí.