Revista de Administração Revista de Administração
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rauspm.2017.11.001
Original Article
Strategic alignment of knowledge management and value creation: implications on to an oil and gas corporation
Implicações do Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento na Geração de Valor: um Estudo na Indústria de Óleo e Gás
Roberto George Godinho da Costaa,, , José Francisco de Carvalho Rezendea,b
a Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
b IBMEC Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Recebido 26 Outubro 2016, Aceitaram 28 Novembro 2017
Abstract

The research explores and describes if and how the patterns of value creation of a Brazilian state-owned corporation from the oil and gas industry are reflexes of the subjects’ perception on strategic alignment of knowledge management. The design adopts data obtained through a survey applied to Knowledge Workers — employees assigned as internal consultants — of Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) and the study development uses parametric and non-parametric statistics and multivariate analysis. The findings indicated that the subjects perceive the strategic alignment of the knowledge management from three different points of view, with reflexes in the perception on the corporate value creation: the balanced profile — extraordinary corporate value creation — the adjusted profile — moderate value creation — and the misaligned one — unsatisfactory value creation.

Resumo

A pesquisa explora e descreve se e como os padrões de criação de valor de uma corporação estatal brasileira da indústria de óleo e gás refletem a percepção dos sujeitos sobre o Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento. O procedimento adota dados obtidos por meio de pesquisa aplicada aos Trabalhadores do Conhecimento — funcionários designados como consultores internos — na Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) e a operacionalização usa estatísticas paramétricas e não-paramétricas e análises multivariadas. Os resultados indicaram que os sujeitos identificam o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento de três pontos de vista diferentes, com reflexos na percepção sobre a criação de valor corporativo: o perfil equilibrado — criação corporativa de valor superior —; o perfil ajustado — criação de valor moderado — e o desalinhado — criação de valor insatisfatório.

Keywords
Strategy, Knowledge management, Value creation, Intellectual capital
Palavras-chave
Estratégia, Gestão do Conhecimento, Criação de Valor, Capital Intelectual
NOTICE Undefined index: cita (modulos/navegacion/item-nav.php[32])
DOI: 10.1016/j.rauspm.2017.11.001
Política de cookies
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aquí.